A segunda obra literária “Isunji”, que significa “maravilha”de Nelson Soquessa, cuja pré-venda está em curso, é lançada a 8 de Junho, a partir das 16 horas, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, sob a égide da Kokoma Editora.
O romance com 93 páginas, baseada em investigação, retrata os problemas da promiscuidade e do alcoolismo no casamento tradicional, entre um ex-combatente do grupo etnolinguístico “Songo”, designados “Kasongu”, e uma jovem do grupo etnolinguístico “Lengue” também chamados de “Malengue”.
Mama Pelelé, esposo de Suzana Kajindaca, envolve-se num segundo relacionamento com uma jovem do seu grupo sócio-cultural. Segundo o autor, daqui nasce um drama fortemente marcado por uma linguagem provinciana e com carácter humorístico.
Soquessa explicou que o objectivo da escrita do livro é mais para a valorização do grupo etnolinguístico Songo, pouco estudado e muitas vezes visto de forma pejorativa.
Até hoje, não há consenso se o Songo é língua ou variante. Sobre a referida obra, avançou ainda que o tema da precariedade dos sistemas de saúde é também um tópico bem recriado no “Isunji”, assim como a falta de ética e de profissionalismo de alguns agentes de segurança pública de um país com marcas de corrupção institucional.
“A greve que se verifica no Ensino Superior tem sido a causa do adiamento do lançamento oficial, uma vez que os alunos precisam de entrar em contacto com uma obra que junta elementos sócio-culturais”, disse o autor.
Nelson Soquessa nasceu no bairro do Ritondo, na província de Malanje, em 1989. Frequentou os estudos primários em Malanje e Luanda. Concluiu os estudos secundários em Malanje, nas escolas Amílcar Cabral, Liceu Sagrada Esperança e no Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA).
É licenciado em Ensino de Língua Portuguesa pelo ISCED de Luanda e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade de Évora, onde também frequenta o Doutoramento em Linguística.
Enquanto investigador, é co-autor das obras Estudos Sobre a Didáctica do Português na Escola Angolana: Frase e Escrita (Volume I) e Estudos Sobre a Didáctica do Português na Escola Angolana: Textos Literários e Autênticos (Volume II).
No mundo da literatura, o autor lançou, em 2021, a obra Histórias Místicas.