As ruínas da antiga Sé Catedral (Kulumbimbi), localizadas na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, vão beneficiar, nos próximos dias, de obras de restauro, para manter a sua estrutura arquitectónica
O anúncio é da secretária de Estado da Cultura, Maria Piedade de Jesus, durante uma visita guiada da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ao Centro Histórico de Mbanza Kongo, no âmbito da sua jornada de trabalho de 48 horas ao Zaire.
Segundo a governante, já foi contratada uma empresa (não revelada) especializada que fará as devidas intervenções no referido monumento histórico, que serve de cartão de visita à cidade de Mbanza Kongo.
A secretária de Estado da Cultura falou ainda sobre um estudo minucioso para se descobrir a origem das fissuras que a estrutura apresenta na parte exterior e interior foi já feito pelas autoridades.
“Os estudos serviram, também, para saber o tipo de material utilizado na construção da Sé Catedral, em Mbanza Kongo”, acrescentou.
Referiu que a intervenção a ser feita servirá para que a UNESCO continue a fazer a monitoria deste monumento e outros sítios históricos que constituem o mosaico histórico-cultural da cidade de Mbanza Kongo.
As ruínas da antiga Sé Catedral (Kulumbimbi), a primeira igreja construída na África subsahariana, datam desde 1491.
A Vice-Presidente que cumpriu o seu segundo e último dia de trabalho ao Zaire visitou, igualmente, o Cemitério dos Reis do antigo Reino do Kongo, o Museu dos Reis do Kongo, a árvore secular (Yala Nkuwu) e o Sungilo.