O director do Gabinete de Comunicação Institucional do Governo Provincial de Luanda (GPL), Wilson dos Santos, afirmou, nessa Terça-feira, em declarações ao jornal O PAÍS, que até ao dia 16 de Maio, o GPL não recebeu nenhuma comunicação de supostos militantes da UNITA que pretendem realizar uma manifestação marcada para o dia 31 de Maio
Uma manifestação contra a actual direcção da UNI- TA está convocada para o dia 31 deste mês, supostamente, por militantes da UNITA para exigir a destituição do seu presidente, Adalberto Costa Júnior. Segundo Wilson dos Santos, até dia 16 de Maio, o Governo Provincial de Luanda não recebeu qual- quer comunicação, pelo que não pode avançar mais nada sobre este assunto.
Por sua vez, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia em Luanda, superintendente Nestor Goubel, contactado por este jornal, também afirmou que o Comando Provincial da Polícia não tinha nenhuma comunicação neste sentido. “Tudo parte do Governo Provincial de Luanda, mas até ao momento, 16 de Maio, no nosso Gabinete recebe- mos nada”, assegurou. Por sua vez, a UNITA, o partido visado, também diz desconhecer quem são as pessoas que convocaram a manifestação e que se afirmam ser militantes do partido.
O porta-voz do Galo Negro, Marcial Dachala, em nota, garante não reconhecer como verdadeiros militantes exijam a destituição do actual presidente, Adalberto Costa Júnior. “Eles são tu- do, menos militantes da UNITA”, afirmou. De acordo com o porta-voz do “ Galo Negro”, os promotores da manifestação são desconheci- dos pelo partido e assegurou que o partido tem espaço para críticas. De acordo com Marcial Dachala, o direito à manifestação é um direito consagrado na Constituição.
“Agora, dizer que militantes do nosso partido vão manifestar-se para pedir a demissão de quem quer que seja, há que dizer que essas pessoas não são militantes. Os militantes exprimem as suas opiniões nos órgãos dos partidos. Ir para a rua pedir qualquer coisa, que normalmente se pede dentro do partido é arruaça”, esclareceu.
POR: José Zangui