Pelo menos cem (100) toneladas de trigo serão colhidas dentro de dois meses por agricultores da comuna de Makamambolo, no município do Balombo, província de Benguela, soube essa Segunda-feira a ANGOP.
Segundo o administrador comunal de Makamambolo, Moisés Nicolau, 185 famílias da circunscrição foram contempladas com sementes de trigo, para num período de três meses poderem colher a referida quantidade.
O responsável disse que, em função do terreno preparado, cerca de 80 hectares, cada família camponesa recebeu entre 30 a 50 quilos de semente.
Moisés Nicolau, que conheceu Makamambolo nos anos 70, recorda que a região desde a era colonial foi produtora de trigo, que servia para alimentar a comunidade local.
Relativamente ao acesso à comuna, o administrador informou que por conta das inúmeras ravinas na via que a liga à sede municipal, usa-se preferencialmente a estrada de Cassongue, na província do Cuanza Sul, uma situação que aflige os agricultores.
O responsável afirmou que neste momento há muita batata rena e pimento a serem colhidos, mas que são escoados pela província vizinha do Cuanza Sul.
Segundo Moisés Nicolau, os agricultores encontram muitas dificuldades para escoar os seus produtos e algumas vezes o fazem através do aluguer de motorizadas de três rodas, pagando mais de 3 mil kwanzas por viagem.
Informou que a situação das ravinas é já do domínio das autoridades e que vários projectos para reparação da via foram lançados, mas infelizmente os próprios empreiteiros depois acabam por abandonar as obras.
Para ele, é necessário que se faça um trabalho de desvio das linhas de água para que as ravinas não progridam.
A esquadra policial da comuna de Makamambolo, erguida em 2012, está em risco e pode ser engolida a qualquer momento, assim como várias residências.