O Ministério da Cultura e Turismo, no âmbito da Presidência PróTempori de Angola da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, realiza a II Reunião Extraordinária dos Ministros da Cultura da CPLP”, nos dias 25 e 26 deste mês, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA)
A reunião que será presencial, onde vão abordar vários temas, visa promover o diálogo e a partilha de boas práticas sobre assuntos de interesse comum.
De acordo com uma nota de imprensa a que OPAÍS teve acesso, ontem, a consolidação da cooperação multilateral no domínio da cultura constitui um assunto de relevância politica e estratégica permanente para a CPLP.
Neste contexto, segundo consta, a cultura é tida mais do que um segmento de cooperação.
De igual modo, a base pela qualse realiza a identidade dos povos dos Estados membros e a amizade, que se consubstancia na promoção de um conhecimento mútuo e consequente aproximação entre os povos que têm a Língua Portuguesa como língua oficial.
Na edição anterior, os ministros da Cultura, ou seus representantes da República de Angola, da República Federativa do Brasil, da República de Cabo Verde, da República da Guiné-Bissau, da República da Guiné Equatorial, da República de Moçambique, da República Portuguesa.
Entre os presente esteve ainda a República Democrática de São Tomé e Príncipe e da República Democrática de Timor-Leste.
Estiveram reunidos na modalidade híbrida (presencial e virtual), a partir da Cidade do México, à margem da Conferência Mundial sobre Políticas Públicas Culturais e Desenvolvimento Sustentável.
O objectivo foi promover a concertação sobre as questões relevantes da agenda da MONDIACULT 2022 de interesse dos Estados-membros; e concretizar a coordenação de acções de concertação político-diplomática para os assuntos culturais da CPLP.