Com 100% dos votos apura- dos, a Turquia vai à 2ª volta das eleições presidenciais em 28 de Maio, com os favoritos sendo o actual presidente, Recep Tayyip Erdogan, e o opositor Kemal Kilicdaroglu, já que nenhum dos dois conseguiu ultrapassar os 50% dos votos necessários para a vitória. O Conselho Supremo Eleitoral da Turquia anunciou, oficialmente, o segundo turno das eleições presidenciais, que será realizado em 28 de Maio.
“A nossa organização decidiu, com base na situação actual em que nenhum candidato obteve 50% dos votos, realizar um segundo turno das eleições presidenciais no Domingo, 28 de Maio. Isso ocorrerá pela primeira vez na história da Turquia”, disse Ahmet Yener, chefe do conselho, numa conferência de imprensa. Segundo ele, até às 15h15, horário local, Erdogan obtivera 49,51% dos votos, Kilicdaroglu 44,88% e Ogan 5,17%, com mais de 35.000 cédulas dos eleitores que vivem no exterior ainda a serem contadas.
A contagem dos votos das secções eleitorais na Turquia foi 100% concluída. Na madrugada dessa Segunda-feira (15), o canal de TV TRT Haber informou que, com 100% dos votos apurados, Erdogan obteve 49,24% dos votos, enquanto o seu rival, Kemal Kilicdaroglu, teve 45,06%. Sinan Ogan ficou em terceiro lugar, com 5,28%, e ainda não anunciou quem apoiará na segunda volta.
O candidato precisava de mais de 50% dos votos para vencer no primeiro turno. Também, a aliança liderada pelo partido do presidente conquista a maioria no parlamento, com mais de 320 assentos, segundo as informações. “O nosso país demonstrou, mais uma vez, o triunfo da democracia nas eleições de 14 de Maio. Os resultados finais ainda não foram anunciados, mas estamos na liderança.