Mil e 400 jovens da província do Cuando Cubango, formados nos cursos de electricidade de baixa tensão, carpintaria, alvenaria, serralharia, informática e outras foram inseridos no mercado de emprego, este ano, por via do Centro de Emprego de Menongue.
Em declarações ontem, Quinta-feira, à ANGOP, o director do Centro de Emprego, adstrito ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Afonso Gomes, informou que, desta cifra, mil e 200 jovens conseguiram o primeiro emprego, com a entrada em funcionamento, em fase experimental, de vários serviços da Companhia Siderúrgica do Cuchi, dos cinco mil postos de trabalho que prevê criar.
O responsável informou que outros 200 jovens ganharam emprego com a execução das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e de investimentos públicos em curso nos nove municípios desta província.
Afonso Gomes deu a conhecer que a instituição tem, na lista de espera de oportunidade de emprego, mais de 2 mil e 764 jovens formados pelo INEFOP e outros centros.
Disse que o Centro de Emprego de Menongue tem promovido campanha de sensibilização nas empresas, no sentido de remeterem as suas vagas a esta instituição, para empregar jovens com conhecimento técnico-profissional, de modo a não comprometerem a sua actividade, na área de construção civil, comércio e outras.