A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM-EP) organiza um leilão de diamantes, que será feita de forma electrónica, com a disposição de 36 pedras, de acordo com um comunicado de imprensa a que OPAÍS teve acesso.
Das 36 pedras preciosas a serem leiloadas, quatro especiais de +10.80ct são da produção do LULO, sete pedras especiais de +10.80ct da produção do CATOCA e duas pedras especiais de +10.80ct da produção do Luminas.
Do Chitotolo, Uar, Lunhinga e a Cooperativa Moquita serão leiloadas uma especial pedra cada de +10.80c, sendo que o grosso das pedras a serem leiloadas são provenientes da produção do Kaixepa com um total de 19. A SODIAM esclarece que as sessões de visualização irão decorrer de 8 a 18 de Maio, nos seus escritórios sede, em Luanda, e o processo de licitação de forma electrónica apenas encerra a 19 de Maio, às 10 horas locais.
Acrescenta que um pacote de participação detalhado será fornecido posteriormente aos participantes e que todos provenientes do exterior de Angola deverão apresentar certifica- do de vacinação COVID ou teste negativo PCR, feito até 72 horas antes de entrar em Angola. Em 2022, a SODIAM exportou cerca de 9,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de USD 2 bilhões, correspondendo a um preço médio de USD 214, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.
Fundada em 1999, a SODIAM é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola. As produções comercializadas através da SODIAM são originárias de doze produções, kimberlíticas e aluvionares, e cobrem todo o espectro de qualidades em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores.