A comunidade da CPLP em Cuba assinalou, em Havana, o dia da língua e das Comunidades Portuguesas com um conjunto de eventos políticos e culturais, numa organização do grupo de embaixadores dos Estados membros desta comunidade acreditados na capital cubana.
A embaixadora Maria Cândida Teixeira, enquanto presidente em exercício da comunidade da CPLP naquele país, afirmou que a comunidade é hoje um espaço geopolítico de certa influência e importância nas suas relações internacionais, sustentado pelos seculares laços de irmandade que ligam os povos pela língua comum, hoje património cultural de todos.
A diplomata angolana apelou, igualmente, a cada cidadão falante do português a ser um promotor da língua em fóruns internacionais, tornando-a em uma instituição privilegiada de produção de conhecimento, como veículo de eleição para a difusão do conhecimento, espaço de mobilidade a todos os níveis, de acordo com a Angop.
Criada a 17 de Julho de 1996, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem como Estados-membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe e procura com estas actividades promover e divulgar aspectos culturais da comunidade.
O 5 de Maio foi instituído pela UNESCO em 2019, como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, por, entre outros motivos, ser a quarta língua mais falada em todo o mundo. Este ano a data está a ser celebrada sob o lema: “Realidades, desafios e oportunidades no espaço da Língua Portuguesa”.