O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês confirmou, ontem, que o vicepresidente, Han Zheng, vai visitar Portugal na próxima semana, a seguir à coroação do Rei britânico, Carlos III, no Sábado, anuncia a agência Lusa
Após deslocar-se ao Reino Unido, no dia 06 de Maio, para representar a China na coroação de Rei Carlos III, Han Zheng vai visitar Portugal e a Holanda entre 7 e 12 de Maio, indicou a porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning.
Han Zheng foi nomeado vicepresidente em Março passado, na sessão plenária da Assembleia Popular Nacional da China, mantendo assim uma vida política após se retirar do Comité Permanente do Bureau Político do Partido Comunista Chinês (PCC), a cúpula do poder no país asiático, composta por sete quadros.
A vice-presidência é um cargo cerimonial, limitada a representar o país em cerimónias e eventos no exterior e a receber convidados estrangeiros na China.
O poder no país asiático provém da posição dentro da hierarquia do Partido Comunista. Mas Han foi o único membro cessante do Comité Permanente do Bureau Político que assegurou o exercício de um cargo de Estado.
O anterior vice-presidente, Wang Qishan, era um aliado próximo do actual líder da China, Xi Jinping.
Han Zheng chefiou a Liga da Juventude Comunista no município de Shanghai, no início dos anos 1990, e subiu gradualmente na hierarquia do governo local, até se tornar vice-presidente da câmara, em 1998, e presidente da câmara, em 2003, permanecendo no cargo durante nove anos.
Como o segundo funcionário mais importante do município, Han foi o principal assessor de três secretários do Partido Comunista em Shanghai, incluindo do actual presidente da China, Xi Jinping. Han acabou por assumir o cargo de secretário do Partido em Shanghai em 2012 e, em 2017, foi promovido ao Comité Permanente do Bureau Político, onde permaneceu até Outubro passado.