Ministério das Finanças inspecciona bens de Lussati e pares Uma equipa técnica da Direção Nacional do Património do Estado, órgão afecto ao Ministério das Finanças, está a realizar uma visita de inspecção aos imóveis apreendidos no âmbito do processo que envolve o major Pedro Lussati e os demais envolvi- dos no processo de desvio de dinheiro na Casa de Segurança do Presidente da República.
Numa primeira fase, os técnicos inspeccionaram os imóveis localizados nas províncias do Cuando Cubango, Benguela, Huila e Luanda. “No Cuando Cubango foram realizadas visitas aos estabelecimentos hoteleiros apreendi- dos e foram constatadas in loco as viaturas apreendi- das”. Já nas províncias de Benguela e Huila os técnicos avaliaram as viaturas apreendidas.
Mais de 6 mil imóveis recuperados por legalizar
O Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA) remeteu à Direcção Nacional do Património do Estado dossiers de 6.196 imóveis para a sua legalização a favor do Estado, só em 2021. Dentre eles, estão cinco relacionados ao processo que envolve dois cidadão identificados apenas por Zander e Zé Maria, situados em Luanda, Huila e Lisboa, Portugal.
De acordo com a nossa fonte, os que se encontram localizados na província da Huila já estão registados provisoriamente a favor do Estado, os de Luanda estão pendentes por imperativos de ordem administrativa. “Os bens localizados em Lisboa, ainda se encontram pendentes da sentença”, esclarece a fonte.