O presidentre do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, disse, no último Sábado, 29, que o seu elenco vai trabalhar com afinco no sentido de atingir trinta por cento da quota das mulheres no dirigismo desportivo do país.
Em declarações à imprensa, durante a cerimónia de encerramento da terceira conferência da Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD), Gustavo da Conceição reconheceu a existência, actualmente, de um número inferior da classe nos órgãos de decisões, apesar de demonstrarem capacidades e competências, sem adiantar prazos do alcance do propósito.
“Mérito e qualidades das mulheres angolanas, que já demonstraram serem capazes de exercerem cargos de direcção em distintas instituições desportivas.
Muitas se tem dedicadas e destacadas nas competições e outras tarefas, por competência e capacidade, que permitem ascender ao dirigismo.
Por isso, o comité assume a responsabilidade na luta pela igualdade do género”, disse. Gustavo da Conceição, que na ocasião homenageou a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, a homologa de São Tomé e Príncipe, Eurídice Medeira, e a presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Filomena Fortes, incentivou as demais mulheres a seguirem os mesmos exemplos de dedicação para o merecimento.