Numa coordenação do Porto de Luanda, responsáveis de empresas portuárias estiveram reunidos na capital do país para falar de governance e boas práticas de gestão
Numa altura em que se fala com muita insistência sobre integração regional, em que o sector logístico e portuário tem um papel decisivo, responsáveis dos portos em Angola juntaram-se para falar de transparência na gestão.
Nesta senda, teve lugar o “Fórum de Política de Integridade”, numa organização da Associação dos Portos de Angola, cujo presidente é igualmente PCA do Porto de Luanda, Albetro Bengue. Na sua comunicação, o vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, chamou atenção aos gestores para a necessidade de uma gestão cada vez mais transparente e alinhada às melhores práticas. “Aos gestores de empresas não convém que andem à margem das leis, fugindo o fisco, por exemplo.
Estas práticas acarretam consequências para a economia nacional, pelo que deve haver maior rigor nas auditorias”, sugeriu o político. Acrescentou que “a observância da integridade atrai boa imagem do país, assim como atrai investimentos para potenciar a economia e, consequentemente, agregar valor na vida dos cidadãos”, considerou. O encontro reflectiu sobre questões de ética, conduta, governance e boas práticas no sector empresarial público, com realce para os sectores marítimo e portuário e logístico pela sua especificidade.
O evento avaliou ainda as formas de operacionalização dos pilares de sustentação da política de integridade, como a prevenção e a correção de práticas que podem prejudicar a gestão das empresas portuárias e não só. O encontro serviu ainda para incentivar os gestores ao mais alto nível a adoptarem o compromisso de integridade.
Porto do Lobito Na ocasião, o Porto do Lobito, como uma empresa ao mais alto nível de hierarquia, assinou o compromisso de integridade em cerimónia de assinatura pública. Importa referir que o fórum de política de integridade é uma plataforma de compromisso assente no modelo de governação com os mais elevados padrões éticos.
Acrescenta-se aqui a transparência, responsabilidade e excelência das práticas de gestão pública, tendo como público-alvo decisores, profissionais e fornecedores do sector dos transportes, com destaque para o subsector marítimo, portuário e logístico. O Fórum de “Política de Integridade” teve lugar no passado dia 28, no Hotel Epic Sana, em Luanda, subordinado ao lema “desafios de aplicabilidade no subsector marítimo, portuário e logístico.