A cidade do Lubango, na província da Huila, acolhe hoje, Sexta-feira, 28, a IX reunião dos Ministros do Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vai produzir uma declaração com linhas orientadoras para os países membros. O encontro tem como objectivo a partilha de informações técnicas para a mitigação dos efeitos nocivos ao meio ambiente, durante o qual vão ser abordados temas sobre a transição para as energias renováveis, a seca, a protecção da biodiversidade e a educação ambiental.
António Matias, Ponto Focal de Angola junto da CPLP, avançou à imprensa que Angola leva para esta reunião a sua experiência no combate à seca na região Sul e vai mostrar que está a dar passos evidentes no que diz respeito à produção de energias renovais, havendo um compromisso político neste sentido. Importa referir que, a VIII Reunião dos Ministros do Ambiente da CPLP, foi realizada em Novembro de 2020, via plataforma electrónica, devido à pandemia da Covid-19.
Na altura, foi produzido uma Declaração, onde os países membros enfatizaram o papel da Agenda 2063 da União Africana, da Samoa Pathway, da Agenda 2030 e do roteiro dos ODS como instrumentos fundamentais para alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas dimensões económica, social e ambiental. Reafirmaram o seguimento dos princípios consagrados na “Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento”, aprovada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento”, em especial o princípio 7, sobre responsabilidades comuns.