Passados 11 anos desde a última paralisação da mina, o grupo empresarial angolano, Mountain Stability investiu USD 32 milhões para alavancar a sua prospecção e exploração. A inauguração foi feita, ontem, pelo ministro Diama
O director interino doprojecto Yetwene, Bento Augusto, disse que os USD 32 milhões foram investidos no âmbito do Contrato de Investimento Mineiro, para execução das actividades de Investigação Geológico-Mineira, entre 2019 e Abril de 2023 , dividido em CAPEX (mais de USD 14 Milhões) e em OPEX (mais de USD 17 milhões) Segundo o responsável, numa primeira fase estão identificados nove blocos, estimando reservas de mais de 4 milhões de metros cúbicos de minério, correspondendo a 446 milhões de quilates.
“Perspectiva-se, no mês de Setembro, aumentar os níveis de produção e, consequentemente, o capital humano através da abertura do investimento em equipamentos de cerca de USD 7 milhões”, disse.
O responsável explicou que serão exploradas com este investimento, simultaneamente, duas frentes com uma produção de aproximadamente 69 mil quilates.
Integram o projecto Yetwene a Endiama Mining, Lda., Mountain Stability Lda., Sociedade Mineira de Investimentos da Lunda, Lda.
e a All Magic, Lda, que resulta do Contrato de Investimento Mineiro (CIM) entre as partes para prospecção, pesquisa, reconhecimento e avaliação dos depósitos secundários de diamantes desta concessão.
Diamantino Azevedo pede cautela No discurso de inauguração, Diamantino Azevedo referiu que a actividade mineira é de risco, e de capital intensivo, rigidez vocacional e longo prazo de maturação dos investimentos, que exige das empresas características próprias.
“É preciso ter alguma cautela com os cálculos dos recursos das reservas, cuidado ao escolher o local para abertura da mina, instalar a central de tratamento e também cuidar dos aspectos ambientais e uma boa relação com a comunidade”, alertou.
Diamantino Azevedo reconheceu que no referido projecto, a relação com a comunidade, bem como os aspetos sociais estão bem vincados e parabenizo.
O responsável destacou o contributo para o surgimento de actividades agrícolas, escolas, centro médico e o apoio à cultura e o regaste histórico do uso do minério de ferro.