O angolano Pascoal António Joaquim, reeleito a membro do Conselho Consultivo da União Africana Contra a Corrupção (AUABC), em Fevereiro último, foi ontem, 25 de Abril, eleito vice-presidente do mesmo órgão. De acordo com uma nota da Embaixada da República de Angola, na Etiópia, a eleição aconteceu no decurso da 4ª Sessão ordinária daquele órgão que decorre em Arusha, Tanzânia, até domingo, dia 30 do mês corrente.
Pascoal Joaquim, que integra o órgão continental de combate à corrupção desde 2021, é magistrado jubilado do Ministério Público, desde 1 de Janeiro de 2022, ostentando a categoria de Procurador-Geral Adjunto da República. Ao longo da sua carreira de 45 anos, segundo refere o documento, foi membro da direcção da Procuradoria-Geral da República (PGR), membro do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público e até a sua jubilação foi o coordenador do Ministério Público junto à Câmara Criminal do Tribunal Supremo.
Destaca-se ainda o facto de ser docente universitário, na Universidade 11 de Novembro, formador no Instituto Nacional dos Estudos Judiciários (INEJ) e membro do Comité Regional e da Rede de Cooperação Judiciária da Região dos Grandes Lagos. Importa referir que a AUABC foi adoptado em Julho de 2003, em Maputo, República de Moçambique, no quadro da segunda sessão ordinária da conferência dos Chefes de Estados e de Governo da União Africana.