Com a intenção de contribuir para o bem-estar das pessoas portadoras de deficiências na sociedade, o jornalista William Terin lança a obra motivacional “Como lidar com a deficiência e enfrentar barreiras sociais”, a 4 de Maio, no auditório das Irmãs Paulinas, em Luanda
O livro foi escrito durante três anos, segundo o autor, face ao fraco interesse dos cidadãos a esta questão, com a qual almeja realçar uma realidade em que to- dos são chamados a intervir, a fim de trazer soluções para esta franja na sociedade. Desta forma, um dos maiores temas da obra é a auto inclusão, em que apela à própria pessoa com deficiência a pensar em si, criar oportunidades, promover a auto-estima e, posteriormente, apresentar-se a sociedade.
“O seu pendor é motivacional, porque desejo trazer energia positiva às pessoas com deficiência. Elas precisam porque a maior parte acredita que a sua condição é o fim de tudo, onde as oportunidades nunca poderão surgir. Portanto, acredito que é uma obra completa”, disse. Para maior inclusão e informação sobre os portadores de deficiência, William Terin contou que fez estudos de campo no Cazenga, Viana, Talatona, entre outros bairros da cidade de Luanda, tendo interagido com mais de 100 cidadãos com deficiência motora ou física e ouvido depoimento de familiares.
Com os dados apresentados acredita que a sociedade poderá ter uma percepção diferente. Como resultado, gostaria que as entidades governamentais e outras levassem em conta que a inclusão não implica doação, mas sim abertura em vários sectores. Uma acção que facilitará o enquadramento da pessoa com deficiência. No que diz respeito aos concursos públicos e privados apela o respeito ao Decreto que defende a percentagem para esta franja, o que observa o seu possível funcionamento caso haja rigor na fiscalização. “Espero que a sociedade respeite e valorize a dignidade da pessoa com deficiência. Esta obra surge também para despertar o bom senso do Estado, da sociedade e da própria pessoa com deficiência”, finalizou.