A escritora Bel Neto brinda os fãs com o recital através da sua obra “Formas de Pôr na Grafia”, no projecto Noite de Poesia, realizado no auditório Wyza, do Centro Cultural da Fundação Arte e Cultura
A poetisa mostrou-se congratulada e honrada com o convite, já que se trata da segunda vez que é homenageada ao longo de 24 anos de trabalho.
Expectante, acredita que possui um público que muito aprecia o seu trabalho, tanto a nível de Spoken Word, como a nível de escrita, que estarão presentes no evento.
“Estar a volta de pessoas que acompanharam a minha progressão artística e ouvir deles aquilo que pensam da minha arte, meus poemas serem recitados por outros artistas é uma experiência espelhada.
Ser convidada pela fundação é sinal de que eles acreditam que mereço e que meu trabalho e trajectória tem contribuído, de alguma forma, para o mosaico literário de angola”, avançou.
Sobre a sua obra “Outras Formas de Pôr na Grafia”, lançada em Dezembro de 2022, um poemário que comporta 59 poemas de caris erótico, onde se encontra no seu interior outras formas de escrita, outras sensualidades e sexualidades, outra versão de poesia.
A poetisa disse ainda que a mesma adquire uma linguagem cuidadosamente trabalhada, a preocupação com o belo, e deixa um recado à sociedade de que o erotismo é sobre sexualidade e vai muito além do prazer.
“Este livro é o resultado de muito exercício de escrita, de leitura e principalmente de espera.
A espera pelo amadurecimento estético e a certeza de que a literatura angolana pode chegar mais longe”, rematou.
Sobre a escritora
Bel Neto é pseudónimo de Isabel Jussara da Silva Neto, nascida em Luanda, capital de Angola, a 20 de Setembro.
É formada em Língua Portuguesa e Comunicação pela Universidade Metodista de Angola.
Iniciou o seu processo de escrita aos 12 anos e declamação aos 17 anos idade.
Tem esta duas artes como escape para desentupir alarmas e sua escrita é considerada polémica pela sua ousadia e singularidade com que expõe suas ideias.
É poeta, Slammer, Slammaster, e tem como inspiração a mulher, e todas relações sociais e espirituais.
Mentora do projecto Mana, Menorca, e Portal de Existência, membro do movimento Berço Literário, movimento Elas e as Letras, Forno Feminino, conquistou o 3º lugar do campeonato internacional de poesia, FLUP em 2017, representou Angola na Copa africana de poesia, no Tchad em 2018.
É autora do livro erótico “Outras Formas de Pôr na Grafia”, lançado em Dezembro de 2022.
Sobre o projecto
“Noite de Poesia” é um projecto da Fundação Arte e Cultura, que existe há 6 anos e decorre todas as últimas quartas-feiras do mês nas instalações da mesma organização.
A iniciativa consiste em enaltecer a figura e obra de pessoas que oferecem o seu contributo para a dinâmica e desenvolvimento da cultura angolana.