Um professor, de 31 anos de idade, que lecciona a disciplina de Educação Física, no Com- plexo Escolar N° 2, do bairro Nambambe, arredores da cidade do Lubango, está a ser acusado de ter abusado sexualmente a sua aluna de 15 anos de idade.
O facto foi revelado ao jornal OPAÍS pela mãe da vítima, Joaquina Rafael, tendo dito que tudo ocorreu na noite da última Sexta-feira, depois de muito tempo de aliciamento que terá sofrido a menina, por parte do professor de Educação Física. A menina de 15 anos de idade vive com os seus avôs, no bairro Nambambe, e frequenta a 9ª classe, no Complexo Escolar n°2.
Terá passado a noite em casa do professor acusado, e os seus familiares só a localizaram na manhã do último Sábado. Segundo a mãe, o professor, de 31 anos de idade, terá aliciado a sua aluna de 15 anos com um valor monetário de 15 mil kwanzas. “A minha filha foi abusada sexualmente pelo professor de educação física. Ele aliciou a minha filha, dizendo que ela tinha notas baixas na sua disciplina e que haveria de oferecer a minha filha um par de chuteiras.
Ele foi aliciando ela com dinheiro, apesar de ser menor de idade”, disse. O professor foi detido pela Polícia Nacional, no Sábado, dia que foi encontrado com a mesma na sua residência. Joaquina Rafael disse que a família do professor tem estado a tentar persuadi- la, no sentido de retirar a queixa, desde que se chegue a um acordo.
O referido acordo passa por uma união dos dois (professor e aluna) desde que se retire a queixa apresentada à Polícia Nacional. “Desde que ele foi detido, os seus familiares estão sempre a ligar para que eu retire a queixa, dizendo que ele vai ficar com a minha filha e pagarão uma indemnização. Não aceito, porque a honra da minha filha não tem preço”, assegurou.
Polícia confirma a detenção
O Comando Municipal da Policia Nacional no Lubango, na voz do comandante Fernando Hamuyela, confirmou a detenção do referido professor, que será apresentado ao Ministério Público para o devido tratamento. Fernando Hamuyela revelou que o professor confessou a autoria do crime depois de ter sido detido pela Polícia Nacional.
“O professor assume ter aliciado a menina e a levado para a sua casa, onde manteve cópula ilícita com a mesma. Os pais descobriram e accionaram a Polícia. Para nós existem indícios bastantes para proceder à detenção do professor que será apresentado ao Ministério Público”, disse.