Dois mil e 500 habitantes da comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, começam, este ano, a beneficiar de energia eléctrica da rede pública, no âmbito do programa de electrificação das zonas rurais
De acordo com o director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) no Zaire, Ricardo Neves, para a materialização deste projecto está a ser instalada, desde o ano passado, na localidade do Nkoko, comuna do Luvo, uma sub-estação eléctrica com capacidade para 10 MVA.
Informou que já se encontra no local o transformador de potência, assim como está concluída a sala de comando e mobilizados os materiais para o parque de linha.
Ainda no quadro do programa de expansão da rede de baixa e média tensão no município de Mbanza Kongo, foram instalados 15 novos Pts e a substituição de cabos de média e baixa tensão em diversos bairros periféricos da cidade.
Ricardo Neves fez saber que decorrem, também, os trabalhos de construção de uma linha de média tensão para a comuna do Nkiende (30 km da cidade), assim com a edificação de postes de baixa tensão na sede comunal.
A fonte falou, igualmente, da construção de uma outra sub-estação eléctrica na comuna do Mpala, município do Nóqui, sem, no entanto, avançar a capacidade e o número de clientes a beneficiar deste projecto energético.
Ao todo, disse a fonte, a província do Zaire dispõe de 10 sub-estações eléctricas com a potência instalada de 173 MVA.
A ENDE no Zaire controla mais de 50 mil clientes, distribuídos pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto, Cuimba, Nóqui e Tomboco.
A comuna do Luvo dista 60 quilómetros a Norte da cidade de Mbanza Kongo e tem uma população estimada em mais de 11 mil habitantes.