Caros Senhores, Acabei de ler a reportagem do vosso jornal de 21/Abril sobre o glorioso Vila Clotilde, e fiquei num misto de satisfação e profunda indignação também. Satisfação pelo facto de, finalmente, darem a devida atenção a um clube que merece, sem qualquer dúvida, um tratamento digno de todos e, principalmente, das entidades ligadas ao basquetebol.
Mas sobre isso já falou o nosso presidente Júlio Abrantes. De profunda indignação pelas graves incorreções na história do clube, que de- nota uma grande falta de conhecimento. Que jornalismo desportivo é este que não pesquisa as fontes correctas, antes de se abalançar a escrever a matéria?
O Vila Clotilde não foi campeão nacional de juniores por nove vezes consecutivas, mas sim bicampeão nacional na categoria de juniores nas épocas 1967/68 e 1969/1970, campeonatos (fase final) jogados em Portugal, na Metrópole como chamávamos. O cronista esqueceu-se que éramos uma Província de Portugal, e como tal tínhamos os nossos Campeonatos Provinciais nas diversas categorias.
O feito do Vila/Vilinha foi sem dúvida ter conquistado uma série consecutiva de campeonatos provinciais de juniores (se bem me lembro cerca de 7), além de muitos outros na categoria de juvenis. Quanto à notícia sobre o mais velho Fernando Simões, a ignorância ainda é mais assustadora! O cota Simões apenas se dedicou ao basquetebol, e nunca “…se dedicou ao exército”. Saiu de Luanda, e do Vila Clotilde, para ir treinar no Huambo o C dunol, onde desgraçadamente foi assassinado na sua casa por bandidos armados em Agosto de 1975 (ele, a sua mulher e uma filha).
É de bradar aos céus “…o terá sido morto em combate durante o período colonial.” Onde foi inventar estes factos? Para fazer uma boa matéria jornalística, quando não se investigam as fontes, o melhor é não escrever nada. Denota profissionalismo e bom senso. Por último, a fotografia da página 42 não é do Edivaldo Adriano, mas sim do Fernando Sousa, antigo atleta e um dos grandes esteios do Vila ao longo de todos estes anos. Haja paciência para tanta incompetência. DECLARAÇÃO DE INTERESSES: sou angolano, antigo atleta de basquetebol do Vila Clotilde, onde comecei em 1963; Vila Clotilde é o meu bairro. E tenho acompanhado o seu caminho desde sempre. Com os meus cumprimentos,
POR: Nelson Fernando