A província do Namibe conta desde ontem, 20, com o primeiro Serviço Integrado do Ministério do Interior (MININT), em que vão funcionar três órgãos desta instituição pública, inaugurada por Eugénio Laborinho.
Trata-se do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e a Polícia Nacional (PN), erguida no bairro 5 de Abril, arredores da cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe.
Construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, o Ministro do Interior, Eugénio Laborinho sublinhou que o serviço integrado vai reforçar o policiamento de proximidade, tendo em conta o desenvolvimento económico e o crescimento demográfico do município de Moçâmedes.
“O objectivo desta infra-estrutura é de garantir o policiamento de proximidade e permitir que num mesmo local os cidadãos encontrem três serviços do MININT, evitando a dispersão de forças” disse.
Por outro seu lado, o governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, referiu que o serviço integrado vai melhorar a prestação dos serviços em diferentes domínios, quer no combate a criminalidade e vigilância comunitária
“Estamos interessados, tão logo seja possível, estender estes serviços noutros municípios, principalmente naqueles onde há grande concentração populacional e um número considerável de crimes”, afirmou.
Para o seu pleno funcionamento, foram entregues viaturas e motorizadas para o reforço da capacidade operacional dos Serviços do Ministério do Interior.
O Serviço Integrado de Moçâmedes é o primeiro a ser inaugurado em Angola, num projecto que prevê a construção de 21 centros, sendo que 10 já se encontram concluídos, aguardando o apetrechamento.
Texto de João Katombela, no Namibe