A mostra, com o título “Olhando Para a Alma” , procura ilustrar um conjunto de formas e expressões que caracterizam a cultura angolana na sociedade rural e urbana desde usos e costumes, crenças, valores, normas, regras, códigos de conduta, rituais, religião, vestuário e trajes no tempo e no espaço
Dezasseis quadros de pintura compõem a exposição “Olhando Para a Alma”, do artista Tata Bernardo, patente na Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, na baixa de Luanda,. Aexposição, que ficará patente até ao dia 10 de Maio, procura ilustrar um conjunto de formas e ex- pressões que caracterizam a cultura angolana na sociedade rural e urbana desde usos e costumes, crenças, valores, normas, regras, códigos de conduta, rituais, religião, vestuário e trajes no tempo e no espaço.
Em declarações a OPAIS, o autor da obra, Tata Bernardo, explicou que cada obra transmite ou elucida, através da pintura na tela, diversos pontos que marcam a sociedade angolana, alertando para as possíveis marcas que podem afectar negativa ou positivamente num convívio social, levando os espectadores a uma reflexão. Neste sentido, referiu, os simpatizantes da arte contemporanea têm agora a oportunidade de manter contacto com as obras do pintor que procuram responder às várias indagações que vivem permanentemente no imaginário do autor.
O artista realçou ainda que a colecção visa transmitir valores, exprimir sentimentos e demonstrar expressões visuais através da tinta na tela, cultivando a paz e amor, desenvolvendo sentimentos de paixão e união a todos amantes das artes plásticas. “A exposição procura, entre outros aspectos, contribuir na massificação da arte angolana, elevar ao nível internacional, bem como desenvolver novas técnicas e projectos no mundo das artes plásticas”, destacou.
Percurso artístico
Israel Massala Bernardo é filho de Luyeye Mfumunsende e de Isabel Massala, nascido a 29 de Janeiro de 1992, na província de Luanda. Tata Bernardo é o seu pseudónimo artístico. O artista começou a sua carreira no domínio das artes em Saurimo, capital da província da Lunda Sul. Aos 18 anos foi influencia- do pelo pai, também apaixonado pelas artes. Como artista já experimentado, Tata Bernardo participou de várias exposições colectivas no país e actualmente é membro da União Nacional dos Artistas Plás- ticos (UNAP). Tata tem prestado também trabalhos no domínio das artes à empresa Exceptional velopment. Lda, desde Setembro de 2018. A pintura é uma vocação talentosa que lhe veio pela alma, trabalhando o figurativo, usando a mistura de tinta e óleo e acrílica sobre tela.