A primeira edição do ‘Fashion Talk Angola-Missão Social 2030’ , a decorrer de 19 a 20 de Maio, vai promover a moda nacional com a apresentação de estilos que incentivam a preservação do meio ambiente
Ater lugar no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, para além de promover a indústria da moda nacional, o ‘Fashion Talk’ pretende assinalar o regresso dos grandes eventos desta área no país, tendo em conta o estado de carência que o mercado local apresenta, assim como adequá-lo aos desafios actuais do mercado internacional, como avançou à imprensa a organizadora e directora da revista Chocolate, Hilariana Domingos.
“ ‘O Fashion Talk’ surge por conta da carência que o mercado angolano apresenta.
Durante algum tempo tivemos vários eventos cá no país, mas por vários factores, com destaque para a crise financeira e a pandemia da Covid-19, estes eventos desapareceram.
Então, o Talk Fashion marca o regresso destes eventos, reunindo os principais intervenientes deste sector”, destacou. Segundo ainda a responsável, o evento vai juntar vários players do mundo da moda, desde designers, estilistas, agentes de moda, modelos e promotores de evento para troca de experiências, visando assinalar o regresso dos grandes eventos ligados à moda.
“Neste evento teremos os fazedores da moda, assim como responsáveis pela indústria têxtil do país e do ministério de tutela.
O objectivo é também procurar identificar aquilo que são as dificuldades dos intervenientes do mundo da moda e saber quais os incentivos por parte do Estado, uma vez que queremos fomentar o mercado nacional e reduzir as importações”, sublinhou.
Espaço para novos talentos De acordo ainda com a organização, a conferência de moda vai também dar espaço para que novos talentos apresentem suas obras e possam trocar experiências com os que já actuam no mercado há vários anos.
Para tal, explicou Hilariana Domingos, foram convidados alguns estudantes da Faculdade de Moda de Luanda, que “poderão expor os seus trabalhos, interagir com o público e com os mais experientes para marcarem os primeiros passos no mercado nacional”.
“Para não ser apenas mais uma conferência, achamos por bem agregar novos valores ao evento e não havia maneira mais prática de fazê-lo senão buscar aqueles que estão a estudar moda. Foi assim que decidimos nos juntar ao Instituto Superior de Moda, com os estudantes que vão apresentar cinco colecções com a mentoria de actores já conceituados”, explicou.
Por seu lado, Reyfer Fernandes, um dos estudantes da Faculdade de Moda selecionado para apresentar as suas colecções, avançou a OPAIS que olha para este evento como uma grande oportunidade para se lançar no mercado, apesar do monopólio que domina a moda nacional.
“Este evento vem como uma grande oportunidade para nós os estudantes que somos os designers da nova era e será um desafio difícil porque o mercado nacional da moda é muito monopolizado.
Mas acreditamos que, com aquilo que sabemos fazer, viemos para agregar novos valores”, disse o estudante do terceiro ano do curso de moda.
Uma moda voltada à preservação do meio ambiente
Questionado sobre o que vai apresentar, o estudante revelou que a sua colecção é sobretudo voltada à preservação do meio ambiente.
“Eu pretendo, com a minha colecção, chamar a atenção às pessoas sobre a necessidade de preservamos o meio ambiente, uma vez que a indústria têxtil é também uma das que muito contribui para a poluição do meio ambiente, concretamente das águas, no que refere à produção de tecidos e acessórios”, adiantou.
Neste sentido, acrescenta o estudante, “vou apresentar uma colecção denominada moda suja.
Uma série de colecções feita com materiais reciclados como uma chamada de atenção a todos nós que poluímos o ar e as águas dos oceanos”, disse.
Presente na conferência de apresentação do evento, a designer e estilista Maria Ângela de Almeida apelou aos novos talentos a união e disciplina, tendo sublinhado que o mercado nacional precisa de sangue novo, mas “só se ultrapassam as barreiras actuais estando unidos e trabalhando com rigor”.
“A união é muito importante porque o mercado nacional está um pouco ‘caído’ por causa do individualismo e monopólio. Se os novos intervenientes forem mais unidos, poderão ultrapassar estas barreiras com menos dificuldades”, aconselhou a responsável pela marca Fiu Negru.
Evento abre espaço para exposições artísticas
De acordo com a organização do evento, embora se trate de uma conferência de moda, estarão também reservados espaços para expositores artísticos.
No local, serão expostos quadros, peças artesanais e ornamentações artísticas, como consta no pré-programa adiantando pela organização.
O “Fashion Talk” é uma iniciativa da revista Chocolate, em parceria com algumas agências de moda e designers.
Por: Bernardo Pires