O grupo empresarial angolano Boavida, que entrou agora na área de consultoria, pretende ajudar empresas angolanas na criação de projectos sustentáveis e ajudar na busca de financiamento
Texto de: Brenda Sambo
Existente no mercado angolano há cerca de 20 anos, o grupo que já conta com investimentos nos sectores imobiliário, agricultura, hotelaria, educação, mineração e outros, entra agora na área de consultoria , através da sua nova empresa “GBV Consulting”.
O projecto tem como principal parceiro o Estado e foi lançado recentemente em Luanda, visa ajudar na criação e gestão estratégicas de projectos para grandes, pequenas e médias empresas, assim como garantir financiamento externo às empresa no país.
De acordo com o presidente do conselho de administração do grupo Boa Vida, Tomasz Dowbor, que falava durante a apresentação de nova identidade“ GBV Consulting”, a empresa pretende prestar serviços a empresas de diferentes sectores, principalmente para a area da alimentação.
Segundo o gestor, a iniciativa surge através da propria demanda do mercado, quer por parte do sector público, quer do sector privado. “Vamos ajudar na estruturação de negócios, implementar e gerir projectos de empresas, quer públicas quer privadas e orientar modelos para a obtenção de resultados e sustentabilidade financeira”, garantiu.
O responsável do grupo Boavida garantiu que existem países como a Polónia interessados em disponibilizar financiamentos para as empresas angolanas. De acordo com o responsável, a GBV Consulting conta com uma equipa de especialistas formados nas áreas de finanças, economia, consultoria comercial, entre outros técnicos de diferentes ramos. Tomasz Dowbor considera que, apesar das dificuldades, o ano 2017 foi um ano positivo, por ter alcançado determinadas metas e também a concretização da diversificação dos negócios, além da construção da escola internacional projectada na Urbanização Boavida, que é o mais recente projecto imobiliário do grupo.
Quadros e Formação Por outro lado, referiu que o grupo Boavida conta actualmente com cerca de 400 colaboradores nas mais diverssas areas, dos quais cerca de 99% são nacionais.
“A aposta da empresa é de encontrar soluções reais para o desiderato dos elevados índices de desemprego e da diversificação efectiva da economia angolana”, referiu. E desta feita, avançou o responsavel, contribuir para a reactivação do sector produtivo nacional”.
Salientou ainda que para o presente ano económico, e atravês do seu projecto “Talentos Angola”, criado em Março desde ano, a empresa vai continuar a empregar jovens angolanos nos ramos das engenharia, arquitectura, gestão de empresas, gestão de recursos humanos, agronomia, hotelaria, economia, finanças, contabilidade e pedagogia. Vai continuar igualmente a recrutar jovens angolanos que queiram fazer uma carreira.
Boa Vida é um grupo empresarial de direito angolano com mais de vinte anos no mercado nacional, que tem o seu portfólio empreendimentos em diversos sectores, entre eles o ramo imobiliario.O grupo já construiu sete condomínios residenciais e escritórios ( Vereda das Flores, Rela Park, Ville Vermont, Hipicus, Solida Plaza e tambem o Infinity I e II). Actualmente, está a construir a urbanização Boa Vida.