O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH) as- segura que os processos concursais para a gestão e exploração de três centrais de emulsões betuminosas do país estarão concluídos brevemente, facto que vai permitir o início da reparação e manutenção de equipamentos críticos destas infra-estruturas.
Este departamento ministerial esclarece que a empreitada das três centrais betuminosas, instaladas nas províncias de Luanda, Benguela e Namibe, está a cumprir com os prazos que demandam os respectivos procedimentos que devem ser respeitados por imperativos de natureza legal. Segundo o MINOPUH, a conclusão dos processos concursais em curso permitirá a reparação e manutenção de equipamentos críticos, bem como a aquisição dos principais insumos destinados à produção e, finalmente, a garantia da eficácia e eficiência das respectivas infra-estruturas.
A aquisição e montagem das três centrais de produção de emulsões betuminosas foi feita em meados de 2003 pelo Instituto Nacional de Estrada de Angola (INEA), para serem utilizadas de forma ampla nas acções de conservação e reparação de estradas. As características técnicas destes equipamentos apontam para uma produção nominal de 10 a 12 toneladas/hora em cada central, estando as fábricas equipadas com uma capacidade de armazenamento de 250 toneladas métricas de emulsões betuminosas de vários tipos, com particular destaque para os materiais betuminosos de impregnação e regas de colagem de pavimentos e a execução de camadas de revestimentos superficiais simples e múltiplos (TSS ou TSD).
De acordo com o Ministério das Obras Públicas, no actual contexto decidiu-se, para a central de emulsão do Namibe e das outras províncias, pela busca de parceiros privados, no âmbito das Parcerias Público-Privadas (PPP), cujos processos concursais estão em curso. Para o efeito, em 2020, o Executivo angolano autorizou a despesa e a abertura do procedimento de contratação simplificada pelo critério material para a adjudicação dos contratos de reactivação, manutenção, conservação, gestão e exploração das referidas centrais.